Mais de 100 profissionais participaram do evento que debateu o presente e o futuro da comunicação corporativa
No último sábado, 5 de abril, Passo Fundo foi palco do Comunica Mercado — Para Além da Pauta, o primeiro evento de comunicação corporativa da região. Promovido pela Propósito Comunicação Corporativa, o encontro reuniu mais de 100 profissionais do setor, incluindo jornalistas, publicitários, assessores, gestores e representantes de veículos de comunicação.
Com painelistas de renome estadual e nacional, o Comunica Mercado abordou temas relevantes do setor, como branding e gestão de marca, mercado da comunicação do Rio Grande do Sul, estratégias de relacionamento, gestão de imagem e reputação, comunicação política e gestão de crise.
A mediação dos painéis ficou por conta dos sócios-fundadores da Propósito, o Diretor de Reputação, Daniel Rohrig, o Diretor de Eventos Corporativos, Lucas França e a Diretora de Assessoria de Imprensa, Silvia Brugnera.
“Este evento reflete o compromisso da Propósito em promover discussões relevantes e contribuir para o avanço da comunicação na região. Reafirmamos nossa missão de oferecer soluções estratégicas e personalizadas, alinhadas às tendências do mercado”, destaca o sócio-fundador da Propósito, Lucas França.










Branding e gestão de marca
Professor e coordenador de marketing da PUCRS, Tiago Rigo foi um dos painelistas do Comunica Mercado e compartilhou sua expertise de academia e mercado para o público presente. Ao apresentar um case de branding do Itaú, o profissional provocou inquietações com as diferentes formas de fazer referência à marca, tanto no on-line quanto no off. “Uma marca forte não nasce por acaso. Ela é construída com estratégia, consistência e, principalmente, conexão com as pessoas”, destacou.
Douglas Marques, Diretor de Inovação da GH Branding, também destacou os desafios na mudança de uma marca e o seu impacto, além da necessidade de adaptação junto ao mercado com mudança de governança e de produto de uma organização. “Hoje, as marcas que mais se destacam são aquelas que se comunicam com verdade e se posicionam com propósito”, descreveu.
Mercado da Comunicação do RS
GZH Passo Fundo, TV Uirapuru e Coletiva.net foram os cases apresentados no painel do Mercado da Comunicação do RS. De acordo com o Gerente de Conteúdo de Jornalismo do Grupo RBS, Pedro Moreira, que participou do processo de implementação de GZH Passo Fundo, a relevância do interior foi determinante para apostar no hiperlocalismo do novo produto. “O mercado regional tem força. Valorizar a produção local é essencial para manter a relevância da comunicação no interior do RS”, afirmou.
A gerente geral do Grupo Uirapuru de Comunicação e radialista, Ieda Almeida destacou sobre a importância da opinião do ouvinte, leitor e espectador na tomada de decisão do veículo, que investiu na TV Uirapuru nos últimos anos, adaptando-se à nova realidade do mercado jornalístico. “Para uma boa comunicação por meio do rádio é preciso entender e conhecer mais o nosso ouvinte, pois isso faz toda a diferença”, declarou.
O diretor comercial do Coletiva.net, Iraguassu Farias, relatou os desafios novos para o interior em razão da transformação digital. “A transformação digital impôs novos desafios à comunicação. É preciso inovar sem perder a essência do bom jornalismo”, frisou. O profissional também salientou a importância da conexão e da visibilidade das ações das diferentes regiões do Rio Grande do Sul para o fortalecimento da comunicação gaúcha.
Estratégias de relacionamento
O superintendente de Marketing e Growth do Sicredi, João Clark, compartilhou suas experiências em desenvolver estratégias para engajamento dos diferentes públicos e a construção de relacionamentos sólidos com os stakeholders. Desta forma, ele apresentou cases de impacto na sua passagem pelo iFood e também atualmente no Sicredi. “Relacionamento é o centro da nossa atuação. Escutar o cliente e oferecer soluções com empatia faz toda a diferença”, afirmou.
Gestão de Imagem e Reputação
A Subchefe de Comunicação da Casa Civil do RS, Zete Padilha, apresentou o case do RS Seguro, enquanto ainda coordenava a área de comunicação da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Governo do Rio Grande do Sul. Na prática, um trabalho de seis anos para reverter danos de imagem para construir uma reputação sólida e se tornar case nacional. “A comunicação pública precisa ser transparente, próxima e acessível. É assim que construímos confiança com a sociedade. Gerir reputação é antecipar riscos e manter coerência entre discurso e prática. Reputação se constrói no dia a dia”, pontuou.
Relações públicas e professor da UFRGS, Diego Wander também destacou pontos importantes na construção de uma reputação positiva para marcas e organizações. Em sua participação, ele elencou direcionamentos para aplicação no dia a dia para os líderes de marketing presentes no evento. “A imagem de uma instituição está diretamente ligada à sua capacidade de comunicar com clareza, ética e responsabilidade”, ressaltou.
Comunicação Política
Com experiência em diversas campanhas políticas pelo Brasil, os publicitários Cado Bottega e Mocita Fagundes compartilharam suas vivências ao defender a imagem de um candidato e ser criativo com narrativas de impacto nas urnas. “A comunicação política deve emocionar e engajar. Não basta informar, é preciso criar identificação com o público. Uma campanha precisa de comprometimento, precisa ter relação com a comunidade”, explicou Mocita Fagundes, diretora de cena e gestora da Mythago Produções.
Para Cado Bottega, executivo de criação da Agência Moove, uma campanha política deve ter intencionalidade ao defender uma ideia e contribuir na gestão de uma carreira política. “Criatividade com propósito é o que diferencia uma campanha política eficiente de uma que apenas ocupa espaço”, declarou.
A professora e jornalista política, Nadja Hartmann, complementou o painel sob o viés jornalístico. Ao pontuar o papel do jornalismo na defesa da democracia brasileira, Nadja destacou o olhar crítico que os profissionais devem ter frente às grandes campanhas produzidas no período eleitoral. “A grande missão do jornalismo é defender os interesses públicos e a democracia”, explicou.
Gestão de crise
O painel que encerrou o Comunica Mercado trouxe a pauta da gestão de crise para debate. A gerente executiva de Relações Institucionais da Sulgás, Carolina Bahia, apresentou o case “Crise climática no Rio Grande do Sul”, sob a perspectiva da empresa durante as enchentes de 2024 no Estado. “Crises exigem respostas rápidas e transparentes. O silêncio, muitas vezes, agrava o problema”, destacou a jornalista durante o painel.
A professora do curso de Jornalismo da UPF, Maria Joana Chaise, relatou a importância das organizações, líderes e porta-vozes estarem preparados para situações de gestão de crise. “Em momentos críticos, a comunicação assertiva pode ser a diferença entre o caos e a gestão eficiente”, pontuou.
Comunica Mercado
O Comunica Mercado é realizado pela Propósito Comunicação Corporativa, conta com patrocínio de Aguadero Hotel, Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG, d.marin Planejamento Cultural, Luthier Propriedade Intelectual, Eduardo Personalizados e Don Juan Moda Homem e o apoio do Instituto Aliança Empresarial, Martiori Inteligência Criativa, Play Studio Criativo e Conference Software para Eventos.